quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROGRAMA DE GESTÃO DE STRESS NO ENSINO SECUNDARIO


PROGRAMA DE GESTÃO DE STRESS NO ENSINO SECUNDARIO

Introdução
Numa escala global, as demandas educativas estão se tornando cada vez mais rigorosa.  Por isso alguns alunos tendem a experimentar consideráveis níveis de stress. Alguns factores que levam a este problema pode ser identificado como a carga de trabalho acadêmico, as atividades extra-curriculares, as pressões dos pais,  e sobretudo a auto pressão, (Pope & Simon, 2005). Este artigo fará uma extensa revisão da literatura relacionada com a eficácia das estratégias de gestão de stress, afim de identificar uma mais adequada para os alunos do terceiro ciclo do ensino secundário Caboverdeano. Este artigo procura ajudar as autoridades educativas de Cabo Verde a melhor assistirem os alunos com dificuldades de stress.

O Ensino Secundário Caboverdeano
De acordo com o Ministerio da Educacao (2013), o ensino secundário almeja facilitar aos alunos a aquisição de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, que lhes garantem a base suficiente, para continuarem os estudos ou entrarem no mercado de trabalho.
Apesar dos esforços por parte das autoridades educativas em reduzir o nível e o número de alunos que padecem dos sintomas do stress, ainda há um número significativo de estudantes que enfrentam este desafio. Como consequência, experimentam dificuldades acadêmicas, abuso de drogas e problemas emocionais, (Ministério da Educação, 2013).

O sistema educativo Caboverdiano, a semelhança dos outros sistemas educativos ao redor do mundo tendem a falhar em cuidar da saúde emocional dos alunos, (David, 1999). David (1999), afirma que, embora as escolas estejam equipadas tecnologicamente, elas devem desenvolver programas de melhoria de vida, e de entretenimento social para os alunos. Na perspectiva de Chisholm (2004), as escolas devem ser um lugar onde os alunos possam crescer e desenvolver-se em harmonia social, sem serem “forçados”. Para isso, precisa se criar as condições apropriadas para o efeito. De outro modo, as escolas passariam  a ser obstáculos ao desenvolvimento. Um verdadeiro recinto de cultivo do stress, que consequentemente pode provocar o distanciamento, fissuras entre os alunos, bullying e finalmente o abandono escolar.

O que fazer?
Um grande numero de estudos afirma que o estresse pode ser gerido de forma eficaz. Papa e Simon (2005) argumentam que se as escolas tiverem um plano estratégico e criativo, o stress pode ser significativamente reduzido entre os estudantes. Vamos conhecer algumas estratégias.

Salas de Relaxamento nas Escolas
De acordo com Thomas e Scott (1987) a criação de salas de relaxamento nas escolas pode ser extremamente benéfico a prevenção e gestão do stress. Thomas e Scott (1987) ilustram um estudo de caso na Arizona State University, onde construíram a referida  sala. Nesta sala, os alunos  recebem informações significativas sobre o stress, através de diversos equipamentos estrategicamente projectados. Thomas e Scott (1987) explicaram que a sala  foi pintada com uma cor suave e decorada com pôsteres de cenas da natureza. As paredes foram estrategicamente decoradas com alguns cartazes que refletiam o alívio do estresse. Estes cartazes eram coleções de sintomas de estresse e as técnicas mais eficazes encontradas para alivia-los. A sala era mobiliada com uma pequena lâmpada, algumas poltronas, uma mesa e um gravador de fita. Sobre a mesa haviam folhetos explicando cada um dos métodos nos cartazes.  Haviam também video aulas sobre técnicas mencionadas nos cartazes, auto-hipnose, autógeno, relaxamento progressivo, assim como músicas modernas, som ambiente, e DVDs de comédias.  Thomas e Scott (1987) enfatizam que, a medida que o ano avançava, a sala era cada vez mais frequentada.

Oficiais de Orientação Escolar
Outra estratégia útil para prevenção do stress seria equipar as escolas permanentemente com profissionais de aconselhamento, Papa e Simon (2005). De acordo com o Departamento de Educação do Estado de Arizona (2004), os Oficiais de Orientação Escolar são profissionais cujo trabalho é fornecer aconselhamento e apoio emocional aos alunos que sofrem de qualquer tipo de problemas debilitantes. Além disso, em seus programas de intervenção e ajuda, os Oficiais de Orientação Escolar devem trabalhar em estreita colaboração não só com os alunos, mas também com as famílias, os professores, os profissionais não docentes e em alguns casos as agências e os departamentos judiciais.

Justina (2007) adiciona que os Oficiais de Orientação Escolar tem um papel vital em ajudar os alunos  a lidarem com problemas no currículo escolar, a desenvolverem relações públicas, comportamentos, aconselhamento e escolha de carreira. De um modo abrangente, estes profissionais são vitais para a vida e dinâmica na  comunidade educativa, uma vez que estabelecem uma relação segura e saudável entre os membros da comunidade educativa.

Do ponto de vista de Papa e Simon (2005), os Oficiais de Orientação Escolar devem trabalhar em sincronização com a sala de relaxamento. Ali eles ensinam aos alunos as técnicas de alivio do stress, e outros temas como: gestão de tempo, aconselhamento psicológico, orientação vocacional e profissional. 

Conclusão
O fornecimento de tecnologia não é o único elemento necessário para apoiar os alunos no século 21. Apesar de Moura (2009) argumentar que quase todas as escolas em Cabo Verde estão agora equipadas com os recursos materiais básicos, é muito importante que  as autoridades educativas entendam que devem prestar atenção sobretudo à qualidade de vida de sua comunidade, neste caso, os alunos.  Há uma necessidade imperiosa de persuadir as autoridades educativas Cabo-verdiana, a reflectir sobre outros métodos alem dos apresentados neste artigo, de forma a minimizar o stress nas escolas, particularmente aos alunos do terceiro ciclo. E talvez isto tera algum impacto positivo na diminuicao do insucesso escolar, do abandono escolar e  da violência nas escolas.

Eusebio Africano Varela
Mestrando em Liderança e Gestão Educativa
Queensland University of Technology
Australia


3 comentários:

  1. muito bom este artigo, adorei mesmo... na minha opinião se as escolas aplicarem as estratégias apresentadas no artigo seria muito bom, pois traz vantagens muito boas não só para o aluno como também para a sociedade, pois a aplicação destas estratégias diminui o nº de abandono escolar e consequentemente seria um boa vantagem para a sociedade.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar